ATIVIDADE 1 - NIVELAMENTO DE PORTUGUÊS - 53/2022


 ATIVIDADE 1 - NIVELAMENTO DE PORTUGUÊS - 53/2022


1ª QUESTÃO

Após assistir as aulas de Nivelamento em Língua Portuguesa, você deve ter notado que o conceito de leitura evoluiu. Em uma visão tradicional, a leitura era entendida como um processo de decodificação de unidades menores para as maiores. Esse é o conceito ascendente da leitura, cujo texto é o elemento mais importante do processo, sendo o leitor, um sujeito passivo, que recebe as informações que o texto traz. Com os avanços de várias ciências (linguística, psicologia, neurologia), verificou-se que essa visão era extremamente limitada, não dando conta do complexo processo da leitura nem dos vários benefícios que ela proporciona a seu leitor. Assim, hoje, a leitura é entendida como um processo dialógico, ou seja, um processo dinâmico de interação entre leitor e autor mediado pelo texto, para cuja construção de significados os conhecimentos de mundo do leitor são fundamentais. Essa é a concepção interativa da leitura. Entre esses dois conceitos, há o conceito descendente da leitura, segundo o qual o elemento mais importante do processo é o leitor, em detrimento do próprio texto lido – o que não é uma posição adequada, já que, sem texto, não há leitura. A partir desse contexto teórico, leia o texto 1 e analise as afirmações que seguem.

I. O texto 1 comprova o conceito ascendente de leitura, segundo o qual o processo leitor ocorre  das unidades menores (letras, palavras, marcadores gramaticais) para chegar às maiores (frases, parágrafos, sentido global do texto).

II. No texto 1, a sequência “O seto” refere-se às demais letras das palavras, exceto a primeira letra e a última.

III. Para entender o texto 1, o leitor precisa moralizá-lo, ratificando o conceito ascendente de leitura e contrariando o descendente.

IV. Conforme o conceito interativo de leitura, para entender um texto, o leitor utiliza-se dos indícios visuais do texto lido e da ativação de uma série de mecanismos mentais que permitem atribuir-lhe sentido. Assim, o entendimento do texto 1 ocorre da interação das pistas linguísticas deixadas pelo emissor com as formas das palavras de língua portuguesa que o mecanismo cognitivo do leitor já tem internalizadas. 

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

2ª QUESTÃO

O humor presente na tira que segue pode ser explicado pelas inferências cabíveis ao leitor, as quais são teorizadas pelos conceitos de leitura interativa. A partir de uma perspectiva crítica de leitura, leia o texto a seguir:

PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do.

Aprender e praticar gramática

. São Paulo: FTD, 2011.

PARA FACILITAR SUA LEITURA:

QUADRO 1: A minha filha só tem 18 aninhos!

QUADRO 2: Você deve ser muito mais velho que a minha filha!

QUADRO 3: Vos mecê está emitindo uma parvoíce!

Agora, analise as assertivas que segue:

I. O substantivo “Parvoíce” tem conotação positiva e significa, nesse contexto, “grande verdade”.

II. O substantivo “Parvoíce” tem conotação negativa e significa, nesse contexto, “besteira”, “imbecilidade”.

III. O humor da tira centra-se na linguagem antiquada empregada pelo personagem jovem. Sendo assim, uma interpretação possível seria que a linguagem antiquada empregada pelo personagem que se diz jovem confirma a suspeita do pai.

IV. A tira traz humor na contradição entre “o quê” o namorado diz e “como” ele diz. Ele quis dizer não ser muito mais velho que a namorada. Porém, ao usar uma palavra antiquada, “Parvoíce”, não usada por jovens, ele se contradiz.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

I e II, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

3ª QUESTÃO

Em

Ensinar a ler, ensinar a compreender

(2002), Teresa Colomer e Anna Camps teorizam sobre o processo da leitura. As autoras explicam que, durante o ato de ler, o leitor tece hipóteses que vão se confirmando ou não, no decorrer do processo. O problema está quando o leitor não é capaz de detectar a existência de informações parciais que não combinam entre si, não conseguindo adotar alguma solução para a compreensão do escrito. Diante dessa situação, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F)para falsas:

 II. Se o leitor não constrói uma estrutura significativa geral suficientemente coerente, ele pode fazer inferências que não se ajustem ao contexto geral, não percebendo, com isso, sua inadequação e/ou contradição.

III. Se for um leitor mais experiente, o leitor valer-se-á de estratégias de leitura. Então, a estratégia de leitura chamada “verificação” apontará que a leitura ocorreu de forma deficiente e que o leitor precisa buscar novos procedimentos para abordar o mesmo texto, de forma a conseguir sucesso na construção dos  

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

ALTERNATIVAS

F, F, V.

V, V, F.

F, V, V.

V, F, V.

F, F, F.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 1 - ENF - A ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO - 53/2022

MAPA SUB - ARQ - CONFORTO AMBIENTAL - TÉRMICO E ACÚSTICO - 54/2022