MAPA - CBIO - ZOOLOGIA I E PARASITOLOGIA
MAPA - CBIO - ZOOLOGIA I E PARASITOLOGIA - 53/2022
1ª QUESTÃO
Olá Estudante,
Chegou o momento de realizarmos nossa atividade MAPA da disciplina de Zoologia I e Parasitologia, porém antes de executarmos essa atividade na prática, vamos refletir sobre a realidade, particularidades do ensino de Zoologia na Educação Básica, assim como possibilidades didáticas para a ação docente, compreendo esta enquanto sua futura realidade profissional.
Atenção! A atividade MAPA da disciplina Zoologia I e Parasitologia é participante do Desafio Nacional. Para que o seu MAPA possa ser avaliado considerando os critérios do Desafio Nacional, fique atento as informações presentes no Edital e também quanto ao uso do formulário específico para a entrega desta atividade. Em caso de dúvidas entre em contato com seu Professor Mediador.
Vamos lá!?
A zoologia é a área da biologia que dedica seus estudos sobre os animais. Os estudantes aprendem sobre os animais durante todo ciclo da educação básica. Observa-se a importância de estudar sobre os animais devido a sua interação com a humanidade, sua importância ecológica, econômica e de saúde pública. Apesar de sua importância, nota-se que o ensino da zoologia apresenta diversos problemas, principalmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem que pouco envolve atividade lúdicas, e baseia- se quase sempre em atividades conceituais.
Dentre todos invertebrados estudados na disciplina de Zoologia I e Parasitologia, é possível perceber que a classe dos Insetos, pertencente ao Filo Arthropoda, se destaca das demais por ser a mais diversa e com maior representatividade no grupo. Os cientistas conhecem quase um milhão de espécies de insetos, e sabe-se que ainda há muito a ser descoberto.
Claro que, um grupo tão diverso como este, apresenta divisões que agrupam os insetos mais semelhantes entre si dentro de diferentes Ordens. Assim, dentro da Classe Insecta existem algumas ordens, como por exemplo: Diptera, Lepidoptera, Odonata, Mantodea, Orthoptera, Hemiptera e Coleoptera. Baseado nas principais características que agrupam os insetos dentro de cada uma dessas ordens, e partindo do princípio de que jogos didáticos estimulam o interesse do aluno e auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, que tal juntarmos tudo isso em uma única atividade?
Desta forma, nesta atividade MAPA, o seu desafio consiste na resolutividade da problemática que envolve o seguinte cenário:
"Você é docente da disciplina de Ciências na Educação Básica, e em seu planejamento existe uma aula relacionada aos invertebrados, e o seu objetivo é que de forma lúdica, ativa e gamificada os estudantes relacionem algumas ordens de invertebrados associando suas características com seus respectivos representantes". E para alcançar seus objetivos, dentro do seu processo de planejamento e transposição didática, você opta por desenvolver e aplicar um Jogo da Memória.
Muitos de vocês devem conhecer o JOGO DA MEMÓRIA, tenho certeza que já brincaram alguma vez na infância. Assim, esta atividade consiste no desenvolvimento das próprias cartas para um JOGO DA MEMÓRIADOS INSETOS.
E como é isso? Você deve criar dois tipos de cartas:
1) CARTA 1:
NOME E IMAGEM
DA ORDEM
2) CARTA 2:
CARACTERÍSTICAS
DA ORDEM
Exemplo:
Esse é um jogo da memória no qual os jogadores devem virar as cartas até encontrar a combinação corretada imagem (carta 1) com as características da ordem do inseto (carta 2).
Assim, você deve elaborar um total de
07 cartas de NOME E IMAGEM (carta 1) + 07 cartas de CARACTERÍSTICAS (carta 2) das 7 (sete) ordens de Insetos mencionadas acima
, ou seja, uma carta NOME e uma carta CARACTERÍSTICA para cada uma das sete ORDENS DE INSETO, totalizando em 14 cartas.
Para a carta de NOME E IMAGEM (carta 1), você pode buscar imagens na internet de algum representante da ordem, tirar foto de algum representante da ordem ou até mesmo fazer um desenho e inserir o mesmo no modelo do formulário.
Comentários
Postar um comentário