MAPA - GQ - NORMAS E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO
Para implementação de normas de sistema de gestão, vimos nas aulas que o ciclo PDCA é fundamental para tal aplicabilidade, pois, a partir dele, teremos as etapas de planejamento, ação, resultados e ações corretivas, que irão sempre proporcionar à organização a melhoria contínua.
O ciclo PDCA é uma metodologia muito utilizada por organizações que desejam melhorar a eficiência dos processos por meio de uma gestão que controla atividades, padroniza informações e minimiza as chances de erros na hora da tomada de decisões. O ciclo PDCA proporciona garantia de sobrevivência e competitividade de uma empresa. Tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, a gestão de qualidade nas empresas e a implementação da ISO9001. Essa gestão ocorre dividindo-se as tarefas em quatro principais passos: Planejar, Fazer, Checar e Agir.
Abaixo descrevo uma situação hipotética de uma empresa, leiam com atenção e após a leituraexecute o que se pede.
ESTUDO DE CASO
Empresa de origem italiana localizada na região do Vale do Paraíba atendendo o setor de vestuário, produção de roupas masculinas tipo social, contando com um quadro de 150 funcionários e faturamento anual na ordem de R$ 50 milhões. Atendem todo o território Nacional e agora querem expandir para alguns países.
A empresa possui o sistema da qualidade ISO 9001 há muitos anos, quando houve a primeira certificação baseada na versão de 2008. A revisão da norma para o modelo ISO 9001:2015 foi efetuada contando apenas com os funcionários da própria organização para a realização dessa certificação.
A implantação da fábrica no Brasil e a implementação do sistema da qualidade baseado na norma ISO9000:2008 ocorreram quase que simultaneamente, por questões corporativas advindas da matriz na Itália.
Dessa forma, a motivação que levou essa empresa a estruturar um sistema da qualidade baseado na normaISO 9001 deve-se a questões internas, sendo uma diretriz que é desdobrada a qualquer filial da organização, não ocorrendo influência direta dos clientes, no caso da planta instalada no Brasil.
Até o ano de 2017, quando ocorreu a revisão da norma para a nova versão, poucas iniciativas de melhoria ocorriam nos processos, sendo caracterizada a gestão das reclamações dos clientes, no qual a às reclamações identificadas pelos clientes via SAC.
A melhoria dos processos foi considerada pela equipe como a principal dificuldade que a organização sofreu para efetuar a revisão da norma baseada na versão 2015 devido ao caráter reativo que a empresa estava acostumada a exercer, baseado no controle dos processos e gestão das reclamações dos clientes. As principais dificuldades quanto à adequação à nova abordagem da norma foram:
- A cultura de resistência à mudança apresentada pela maioria dos funcionários;
- A ausência de um sistema de gerenciamento da melhoria contínua;
- A falta de estruturação de um sistema de medição de desempenho;
- A ausência de um histórico de ações de melhoria anteriores.
As principais dificuldades salientadas quanto à adequação à norma ISO 9001:2015 foram relativas à condução da melhoria dos processos. Embora a empresa já possuísse, antes da revisão da norma, uma estrutura baseada em processos mapeados, não havia uma coordenação e estímulo de ações que levass ema melhoria efetiva e acompanhamento destes processos. Contudo, a empresa vem se mobilizando, após arevisão da norma, a fim de estruturar seus programas de melhoria contínua e trazer resultados verdadeiros para a organização.
Agora você é o gestor dessa empresa e vai coordenar essa melhoria contínua, para que seja um sistema efetivo e proativo e traga todos os benefícios da implantação para a organização, tendo como objetivo principal, para eles, uma GESTÃO EFETIVA DOS PROCESSOS. Para isso, usará o CICLOPDCA como apoio nessa ação.
Faça SUA ANÁLISE usando o Ciclo PDCA, trazendo uma avaliação de melhoria que considere significativa e que trará um grande impacto na resolução da necessidade apontada. Traga outras informações, que mesmo que não escritas, você acredita que possa estar nas entrelinhas do caso, euse também a imaginação para trazer situações novas para esse cenário. Desenvolva sua estratégia preenchendo o quadro abaixo, de acordo com as demais colunas:
PDCA
FASE
OBJETIVO
SUA ANÁLISE
P
Identificação do Problema
Definir claramente o problema e reconhecer suaimportância
Observação
Investigar características específicas do problema
Análise
Descobrir causas fundamentais (porquê?)
Plano de ação
Conceber plano para bloquear causas fundamentais
D
Execução /Ação
Bloquear causas fundamentais
FAZER com que aconteça o plano de ação
C
Verificação
Verificar se o bloqueio foi efetivo.
Discuta os resultados, com o SEU TIME!
A
Padronização
Prevenir contra o reaparecimento do problema.
Se não DER o resultado esperado, GIRE o PDCA Mais uma vez!
Se DER o resultado esperado, padronize a ação
Conclusão
Recapitular todo o processo de solução do problema para o futuro
Assistam o vídeo explicativo, que lá deixo um exemplo bem legal e que vai facilitar a análise de vocês!
Momento de usar a criatividade e o conteúdo que já trazem até aqui!
Comentários
Postar um comentário