ATIVIDADE 1 - CBIO - PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DECIÊNCIAS
ATIVIDADE 1 - CBIO - PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DECIÊNCIAS - 53/2022
1ª QUESTÃO
A transposição didática faz parte do planejamento das aulas, pois a forma como o professor irá transpor o conhecimento para os seus alunos é de extrema importância para que esses sujeitos compreendam o contexto no qual a disciplina está inserida e de que forma aquele conteúdo pode ser aplicado em sala de aula e em seu cotidiano. Para isso, o professor deve organizar e estruturar suas ações docentes de maneira clara e coerente. Essa estruturação também pode ser chamada de sequência didática, um processo de planejamento que está diretamente relacionado à escolha do conteúdo, de procedimentos, atividades, recursos disponíveis, estratégias, instrumentos de avaliação e da metodologia a ser adotada por um determinado período de tempo (WEBER, 2013).
De acordo com Zabala (2004) e Weber (2013), para realizar uma sequência didática bem elaborada e efetiva,o professor deve:
1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao novo conteúdo a ser ministrado.
2. Definir conteúdos significativos de maneira funcional aos estudantes.
3. Levar em consideração o nível de desenvolvimento de cada aluno perante o assunto ministrado.
4. Propor desafios aos discentes, para que eles se tornem seres ativos durante o seu próprio processo de construção do conhecimento.
5. Provocar conflitos cognitivos frente a esses desafios.
6. Estimular o aluno a perceber que sua participação faz a diferença em sala de aula e para sua própria aprendizagem.
7. Motivar os alunos frente aos novos desafios.
8. Facilitar a autonomia do aluno no processo de ensino-aprendizagem.
ARAÚJOM, J. L. D.; MEZZZAROBRA, M. M. W.
Prática de Ensino: Metodologia e Instrumentação para o ensino de ciências.
Levando em consideração as informações do texto sobre sequência didática, fica claro sua importância. Mas você, um futuro professor de ciências, que atuará no 7º ano do ensino fundamental, irá iniciar um novo conteúdo, cujo tema é Efeito Estufa, precisará planejar sua sequência didática para ministrar o tema. Para isso, você pode utilizar alguns questionamentos.
Dessa forma, responda as questões abaixo, de forma sucinta, como estaria estruturada sua(s) aula(s). Para ajudar nas respostas, você pode utilizar as competências e habilidades do 7º ano de Ciências da BNCC, nas páginas 346 e 347, do arquivo encontrado no link:.
a)
O que o aluno deve saber sobre o tema (competência)?
b)
O que o aluno deve saber fazer (habilidade)?
c)
Como deve ser trabalhado esse tema?
Comentários
Postar um comentário