ATIVIDADE 1 - CBIO - PRÁTICA DE ENSINO: PRINCÍPIOS LEGAIS E DIDÁTICOS PARA O ENSINO DECIÊNCIAS E BIOLOGIA
ATIVIDADE 1 - CBIO - PRÁTICA DE ENSINO: PRINCÍPIOS LEGAIS E DIDÁTICOS PARA O ENSINO DECIÊNCIAS E BIOLOGIA - 53/2022
1ª QUESTÃO
O jogo pedagógico ou didático é aquele fabricado com o objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico (Cunha, 1988), e utilizado para atingir determinados objetivos pedagógicos, sendo uma alternativa para se melhorar o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem (Gomes et al, 2001).
Nesta perspectiva, o jogo não é o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático específico, resultando em um empréstimo da ação lúdica para a aquisição de informações (Kishimoto,1996).
Neste sentido, o jogo ganha um espaço como a ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que propõe estímulo ao interesse do aluno, desenvolve níveis diferentes de experiência pessoal e social, ajuda a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade, e simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. Ele pode ser utilizado como promotor de aprendizagem das práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico, levando a ter uma vivência, mesmo que virtual, de solução de problemas que são muitas vezes muito próximas da realidade que o homem enfrenta ou enfrentou.
CAMPOS, L.M.L; BORTOLOTO, T.M; FELÍCIO, A.K.C.
A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia
Considerando essas informações faça a leitura do artigo:
“A produção de jogos didáticos para o ensino deciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem”,
Após a leitura completa do artigo, redija um texto dissertativo de até 20 mínhas, que descreva um tipo de jogo que você utilizaria para se trabalhar a habilidade EF09CI12 em uma turma do 9° ano do ensino fundamental, na qual compreende: justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reserva se florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados. Em seu texto você deverá citar o tipo de jogo que utilizaria para se trabalhar a habilidade EF09CI12 e escreva como este recurso pode contribuir para o processo de aprendizagem do aluno.
Comentários
Postar um comentário