ATIVIDADE 1 - GQ - NORMAS E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO
ATIVIDADE 1 - GQ - NORMAS E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO - 53/2022
1ª QUESTÃO
CABE recebe Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade
É a primeira organização da Força Aérea Brasileira sediada no exterior a ter esse tipo de Certificação
No dia 12 de agosto de 2019, a Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa (CABE), sediada em Londres, na Inglaterra, recebeu a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. É a primeira organização da Força Aérea Brasileira, localizada no exterior, a ter esse tipo de Certificação. Com isso,
é perceptível que o efetivo zela não apenas pela qualidade dos processos de aquisição, mas também pelo cumprimento das normas, regulamentos e legislações dos governos brasileiro e inglês
, aumentando a credibilidade diante da comunidade comercial aeronáutica internacional.
Para homologação da Certificação ISO 9001:2015, a Comissão foi auditada pela British Assessement Bureau, entidade do Reino Unido credenciada pela Organização UKAS (United Kingdom Accreditation Service). O processo começou com a
formação da Comissão de Gestão da Qualidade composta por militares e auxiliares locais da CABE.
A preparação para a auditoria envolveu a
dedicação dos integrantes do efetivo que trabalharam
no sentido de implantar o gerenciamento de risco, atualizar as legislações e normas internas, bem como mapear os processos das atividades realizadas pela Comissão, conforme preconizado pela Diretriz do Comando da Aeronáutica 16-2.
Durante o processo de Certificação, foram identificadas as possibilidades de melhorias nas atividade sinternas realizadas, bem como os impactos na qualidade dos serviços executados.
Foi realizado um workshop para o efetivo com foco na abordagem dos assuntos voltados à melhoria continuada
, assim como na necessidade da reflexão sistêmica para o incremento da qualidade no processo de aquisição de materiais e serviços para o Comando da Aeronáutica.
O Chefe da CABE, Coronel Aviador Roberto da Cunha Follador, explica que a gestão da qualidade vai além da simples aplicação de procedimentos padronizados, pois representa
a construção de uma nova cultura organizacional, envolvendo a Chefia, o efetivo, parceiros e clientes
. "Entre outros benefícios da gestão de qualidade, a elevação dos níveis de organização, nas fases internas e externas dos processos, ficará ainda mais evidente, ressaltando a adequada condução das atividades, com isonomia e imparcialidade", ressalta.
Além disso, o Oficial acredita que o foco no detalhe processual eliminará o retrabalho e dará agilidade à sistemática comercial. "Com essa postura, a organização consegue economia de tempo e de recursos humanos e materiais", completa o Coronel Follador.
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria - Revisão: Tenente-Coronel Santana
Após a leitura da notícia acima, com ênfase nas partes que estão sublinhadas explique a importância da participação dos colaboradores na implantação da ISO 9001.
- Essa importância se dá somente com essa Norma?
- Quais dicas podem trazer para engajar esses colaboradores ao propósito da implantação?
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