ATIVIDADE 1 - GQ - NORMAS E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO


 ATIVIDADE 1 - GQ - NORMAS E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO - 53/2022


1ª QUESTÃO

CABE recebe Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

É a primeira organização da Força Aérea Brasileira sediada no exterior a ter esse tipo de Certificação

No dia 12 de agosto de 2019, a Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa (CABE), sediada em Londres, na Inglaterra, recebeu a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. É a primeira organização da Força Aérea Brasileira, localizada no exterior, a ter esse tipo de Certificação. Com isso,

é perceptível que o efetivo zela não apenas pela qualidade dos processos de aquisição, mas também pelo cumprimento das normas, regulamentos e legislações dos governos brasileiro e inglês

, aumentando a credibilidade diante da comunidade comercial aeronáutica internacional.

Para homologação da Certificação ISO 9001:2015, a Comissão foi auditada pela British Assessement Bureau, entidade do Reino Unido credenciada pela Organização UKAS (United Kingdom Accreditation Service). O processo começou com a

formação da Comissão de Gestão da Qualidade composta por militares e auxiliares locais da CABE.

A preparação para a auditoria envolveu a

dedicação dos integrantes do efetivo que trabalharam

no sentido de implantar o gerenciamento de risco, atualizar as legislações e normas internas, bem como mapear os processos das atividades realizadas pela Comissão, conforme preconizado pela Diretriz do Comando da Aeronáutica 16-2.

Durante o processo de Certificação, foram identificadas as possibilidades de melhorias nas atividade sinternas realizadas, bem como os impactos na qualidade dos serviços executados.

Foi realizado um workshop para o efetivo com foco na abordagem dos assuntos voltados à melhoria continuada

, assim como na necessidade da reflexão sistêmica para o incremento da qualidade no processo de aquisição de materiais e serviços para o Comando da Aeronáutica.

O Chefe da CABE, Coronel Aviador Roberto da Cunha Follador, explica que a gestão da qualidade vai além da simples aplicação de procedimentos padronizados, pois representa

a construção de uma nova cultura organizacional, envolvendo a Chefia, o efetivo, parceiros e clientes

. "Entre outros benefícios da gestão de qualidade, a elevação dos níveis de organização, nas fases internas e externas dos processos, ficará ainda mais evidente, ressaltando a adequada condução das atividades, com isonomia e imparcialidade", ressalta.

Além disso, o Oficial acredita que o foco no detalhe processual eliminará o retrabalho e dará agilidade à sistemática comercial. "Com essa postura, a organização consegue economia de tempo e de recursos humanos e materiais", completa o Coronel Follador.

Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Após a leitura da notícia acima, com ênfase nas partes que estão sublinhadas explique a importância da participação dos colaboradores na implantação da ISO 9001.

- Essa importância se dá somente com essa Norma?

- Quais dicas podem trazer para engajar esses colaboradores ao propósito da implantação?


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