MAPA - CBIO - PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DECIÊNCIAS


 Chegou o momento de realizarmos nossa atividade MAPA da disciplina de Prática de Ensino: Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Ciências, porém antes de executarmos essa atividade na prática, vamos refletir sobre o ensino de Ciências.

Atenção! A atividade MAPA da disciplina Prática de Ensino: Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Ciências é participante do Desafio Nacional. Para que o seu MAPA possa ser avaliado considerando os critérios do Desafio Nacional, fique atento as informações presentes no Edital e também quanto ao uso do formulário específico para a entrega desta atividade. Em caso de dúvidas entre em contato com seu Professor Mediador.

Vamos lá!?

É consenso na literatura da área de Educação de Ciências que aulas experimentais são pautadas no processo investigativo e possibilitam o aprimoramento de raciocínios, habilidades, relacionar fatos às soluções de problemas e cooperação entre os estudantes, como também uma compreensão da natureza do trabalho científico.

As aulas experimentais se tornam espaço de organização, reflexão e discussão, partindo de experimentos que reproduzem o cotidiano, o real da vida do aluno. Mesmo que simples, a experiência se terna rica ao revelar as contradições entre os questionamentos do aluno, e o limite da validade das hipóteses levanta da se o conhecimento científico. Atividades experimentais, tanto de manipulação do material quanto demonstrativa, representam uma estratégia de ensino muito importante. Atividades experimentais, em sua maioria, não necessita de aparelhos sofisticados, mas uma linha de organização, análise e discussão, para que os procedimentos possam ser realizados e observados, possibilitando a interação com fenômenos naturais, além de troca de informações entre alunos e equipes, levando a uma emergência de diferentes interpretações.

Desta forma, reconhecendo que a experimentação é uma parte importante no desenvolvimento da aprendizagem, especialmente para a formação científica dos estudantes e a riqueza que a natureza dos conhecimentos da ciência proporciona ao perfil de ensino, nesta atividade MAPA, você enquanto futuro docente irá realizar uma atividade prática sobre o desenvolvimento de microrganismos em “meios de cultura” simples em diferentes faixas de pH (potencial hidrogeniônico), que poderá ser aplicado por você professor de ciências, durante aulas no ensino fundamental, no entanto, os procedimentos do método científico (observação, questionamento, problemática, hipóteses, experimento, análise e conclusão) poderão ser aplicados a qualquer aula experimental.

O objetivo dessa atividade experimental, consiste em desenvolver um meio de cultura simples com diferentes faixas de pH utilizando vinagre e água sanitária, para instigar questionamentos e buscar respostas com bases científicas, permitindo o desenvolvimento do método científico, e além disso, relacionar o experimento com utilização de produtos, como água sanitária, em banheiros e hospitais, e vinagre para colocar alimentos de molho antes da ingestão, com questões de higiene e redução de proliferação de microrganismos e desenvolvimento de doenças.

Para isso, deverão ser seguidos os passos abaixo.

1. Desenvolvimento do “meio de cultura”.

Materiais necessários:

• 3 recipientes com 250 ml de água da torneira cada um (o recipiente deve ter mais que 250ml pois serão inseridos outros materiais, caso o recipiente seja maior, siga as proporções dos próximos materiais a serem inseridos no recipiente).

• Matéria vegetal (pode ser raiz de alface, grama, ou qualquer outra matéria vegetal que tenha contato como solo e que possa ser inserida na água dos recipientes, só atente-se para material não ter muita terra para não deixar a água do recipiente muito turva ou cheia de partículas suspensas).

• 50 ml de água sanitária.

• 50 ml de vinagre.

• Plástico filme.

Procedimento experimental

1. Coloque os 250ml de água em cada um dos 3 recipientes que serão utilizados.

2. Em um dos recipientes coloque os 50ml de vinagre.

3. Em um dos recipientes coloque os 50ml de água sanitária.

4. Anote em cada um dos recipientes qual é ácido, qual é neutro e qual é alcalino, como na imagem abaixo.

5. Adicione um pouco de matéria vegetal em cada um dos recipientes, você pode medir essa quantidade picando a matéria vegetal e colocando uma colher de sopa desse material em cada um dos três copos.

6. Vede cada um dos recipientes com plástico filme.

7. Aguarde 7 dias.

Obs.:

mantenha o recipiente fechado com o plástico filme em um ambiente com luz indireta (não deixe diretamente ao sol ou em local escuro).

8. Após passados os 7 dias, você deverá analisar cada um dos meios (ácido, neutro e alcalino) com o microscópio a laser. Ao pegar a gota do material a ser analisado não agite a solução do recipiente para não suspender partículas sólidas.

Obs.:

se seu experimento ficou com a solução turva (esbranquiçada) ocorreu o desenvolvimento de microrganismo, caso tenha ficado translúcido (transparente) não houve desenvolvimento de microrganismos.

Agora que você realizou a prática, responda as questões abaixo quanto as suas percepções:

1) Logo após finalizado os três meios de cultura, fotografe os três com as indicações de qual é o alcalino, o neutro e o ácido. Ao final dos 7 dias, fotografe novamente o experimento (as fotos deverão ser enviadas).

2) Observe seu experimento e indique qual houve desenvolvimento de microrganismos e qual não houve o desenvolvimento de microrganismos, e como você chegou a sua conclusão?

3) De acordo com o visualizado no experimento, pesquise e responda as questões:

a)

Em qual dos meios foi possível visualizar mais microrganismos? Justifique sua resposta. (Lembre-se que não será possível ver os microrganismos, no entanto, o meio de cultura que ficou turvo/ esbranquiçado, é oque houve desenvolvimento de microrganismos, e o meio que ficou transparente/ límpido, não houve desenvolvimento de microrganismo).

b)

Caso fossemos analisar esse meio de cultura contaminado em um microscópio óptico, que possui a ampliação máxima de 1.000 vezes, quais grupos de microrganismos poderiam ser visualizados?

c)

De acordo com seus resultados, qual a importância de utilizar produtos, como a água sanitária, em banheiros e hospitais? Justifique sua resposta:

(Obs.: para justificar sua resposta você pode utilizar o link a seguir:

d)De acordo com o resultado, qual o motivo de algumas pessoas colocarem vegetais de molho em vinagre antes de ingeri-los? Justifique.

4) Todo conhecimento, de acordo com a BNCC (base nacional comum curricular) é pautado em habilidades e competências. Supondo que você, o professor de ciências do 6º ano do ensino fundamental, esteja desenvolvendo seu plano de aula sobre a prática realizada anteriormente, quais são as competências e habilidades que são possíveis de serem trabalhadas na aula prática (cite ao menos uma competência e duas habilidades, que estão associadas à prática desenvolvida nessa atividade MAPA, nas habilidades coloque sua sigla antes de escrever a habilidade por completo).

As competências do ensino de ciências estão disponíveis na página 324, e as habilidades entre as páginas344 e 345, referentes ao ensino de ciências do 6º ano do ensino fundamental, do arquivo da BNCC disponível no link:

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