MAPA - CBIO - PRÁTICA DE ENSINO: PRINCÍPIOS LEGAIS E DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA


 Dentre as competências docentes que devem ser desenvolvidas com a disciplina de Prática de ensino: Princípios Legais e Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia figuram o uso e o domínio de recursos e aspectos metodológicos voltados ao ensino de conteúdos previstos no eixo de ciências, segundo a BNCC.

Mudanças sociais dão rumo às mudanças educacionais, assim como as tecnologias influenciam de maneira direta a educação e a sociedade. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) torna-se cada vez mais uma necessidade imediata. A sociedade sente a necessidade de conviver com as facilidades criadas pela tecnologia e pelos meios de comunicação que trazem informação em altas velocidades, reduzindo as fronteiras do mundo e facilitando as relações sociais. Logo, é imprescindível a utilização das tecnologias da informação nos diferentes setores da sociedade, inclusive nas escolas. É fato, que cada vez mais cedo crianças e jovens tem acesso a recursos computacionais. Dessa forma, a tecnologia ganha desta que no processo educacional, levando ao objetivo principal da Educação que é a aprendizagem dos alunos, rejeitando, dessa forma, o ensino baseado na transmissão de conhecimentos.

Neste contexto caro estudante, esta atividade MAPA, tem como intuito prepará-lo(a) para sua futura prática profissional exercitando o desenvolvimento habilidade discente (EF09CI13) da BNCC do Ensino Fundamental, na qual estabelece:

Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

E para que esse objetivo seja alcançado, para a realização desta atividade MAPA considere que você é um docente da educação básica e que em seu planejamento anula, destinou uma aula para trabalhar da habilidade EF09CI13 da BNCC do ensino fundamental com seus alunos. Ainda, durante seu planejamento, você considerou alcançar os objetivos da aula e da habilidade EF09CI13 da BNCC por meio de um material didático (por exemplo: jogo, maquete, história em quadrinhos, slides, entre outros), a ser desenvolvido por você.

Vale lembrar que um material didático é um produto pedagógico que ajuda o aluno a entender melhor o conteúdo que está sendo estudado e funciona também como um guia para o professor. Ele pode ter vários formatos, sendo os principais o impresso, audiovisual e tecnológico, e traz muitas vantagens para o processo de ensino-aprendizagem.

O que deve ser feito?

1. De acordo com a habilidade

EF09CI13 (Desenvolver ações para promover a sustentabilidade na escola),

ESCOLHAAPENAS 1 (UM) DOS OBJETIVOS ABAIXO

para o qual irá elaborar o material didático:

I. Identificar os problemas ambientais que ocorrem na escola e/ou na região onde a escola está inserida.

II. Compreender sobre o consumo e a degradação ambiental.

III. Refletir sobre a importância da coleta seletiva para o tratamento dos resíduos sólidos.

2. Faça a leitura dos artigos abaixo, também disponíveis em material da disciplina e construa o material didático que será utilizado para se trabalhar um dos objetivos acima, no qual já havia escolhido.

Material didático no ensino de ciências. Disponível em:<https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47362/1/u1_d23_v10_t06.pdf>.

Modalidades e recursos didáticos mais utilizados no ensino de Ciências e Biologia. Disponível em:3. Responda esta atividade em um modelo de arquivo padrão do Power Point, o qual está disponível no ícone de Material da Disciplina. Abra essa ferramenta, baixe o arquivo de Formulário padrão para responder o Mapa de Prática de ensino: princípios legais e didáticos para o ensino de Ciências e Biologia, salve em seu computador para responder diretamente nele.

Neste modelo de arquivo padrão do Power Point deverá conter os seguintes itens:

1 foto (Imagem) do processo da construção do material didático.

1 foto (Imagem) do material didático finalizado.

1 foto que contenha você e o material didático.

Explique como este material didático será importante para o processo de ensino-aprendizagem de um aluno do Ensino Fundamental Anos Finais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 1 - ENF - A ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO - 53/2022

ATIVIDADE 1 - NIVELAMENTO DE PORTUGUÊS - 53/2022

PROJETO DE ENSINO - Educação ambiental conceitos e práticas - 53/2022