MAPA - ECIV - MANUTENÇÃO E PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES - 53/2022


 Toda edificação possui um ciclo de vida útil que varia de acordo com a durabilidade dos materiais empregados na construção, condições de uso e exposição e a realização ou não de manutenção periódica.

A manutenção é a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um sistema em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida. Englobando o conjunto de ações que visam recuperar e conservar a capacidade funcional, de segurança e a habitabilidade dos sistemas e elementos construtivos. A falta de manutenção faz com que pequenas manifestações patológicas, que a princípio poderiam ter baixo custo de recuperação, evoluam e passem ater alto custo de recuperação.

Portanto, a manutenção deve ser vista como investimento e não como custo, uma vez que agrega valor à edificação. Pode ser dividida em: preventiva, corretiva, preditiva, de melhoria e produtiva total, como descrito abaixo:

Manutenção preventiva: estratégia que previne a ocorrência da falha, atuando-se antes que a edificação  e seus componentes atinjam níveis de qualidade insuficientes;

Manutenção corretiva: realizada após a ocorrência da patologia;

Manutenção preditiva: consiste em executar as atividades de manutenção preventiva, baseadas em um planejamento de inspeções, e que envolvem os diversos elementos ou sistemas da edificação;

Manutenção de melhoria: consiste na excelência nos trabalhos de manutenção, atuando com ações preventivas e corretivas, visando aumentar o desempenho da edificação, de forma que este se torne superior ao projetado.

Manutenção produtiva total: atua na correção de falhas, procurando as causas, buscando eliminar situações permanentes de mau desempenho, interferindo na aquisição de materiais e equipamentos, proporcionando

feedback

aos projetos originais, aprimorando procedimentos e visualizando a manutenção da edificação.

ESTUDO DE CASO

Você engenheiro (a) e parte da equipe técnica da M. M. T Engenharia diagnóstica, ficou responsável pela identificação da manifestação patológica, Causas da manifestação patológica (ETAPA 1), Formas de manutenção (ETAPA 2) e Produtos para correção (ETAPA 3). Dessa forma, preencha as lacunas com a identificação da manifestação patológica do tópico

objeto de estudo

e faça as demais etapas.

1: ESCADA METÁLICA

Objeto de estudo:

A primeira patologia localizada se refere à ______________ em elementos da estrutura metálica da escada de incêndio, construída pelo lado externo da edificação.

Esta escada é formada por três níveis, dando acesso a partir do nível térreo aos outros dois níveis da edificação (segundo e terceiro pavimentos). Os pilares são compostos por dois perfis de chapa dobrada Usoldados entre si, formando seção retangular. As vigas de contorno dos patamares, fixadas nos pilares, são constituídas de perfis de seção retangular. Os patamares (inclusive os intermediários) são compostos por chapas rugosas (tipo xadrez) apoiadas sobre estrutura reticulada de perfis de seção I, fixada nas vigas de contorno. Os degraus também são constituídos por estas mesmas chapas. Os corrimãos são compostos portubos de seção circular. A escada não possui cobertura.

Figura 1 -Face interior das chapas em um dos patamares no encontro com vigas

Figura 2- Detalhe dos degraus da escada metálica

Figura 3- Corrimão da escada metálica

2: LAJE

A segunda manifestação patológica refere-se à __________ na laje, localizada no 3º andar do bloco A. A manifestação patológica está no corredor do 3º andar, onde é possível observar _______________, conforme as figuras abaixo:

Figura 4 - Detalhe da laje do terceiro andar

Figura 5 - Detalhe da laje do terceiro andar

3: PAREDES E VIGAS DA ESTRUTURA

A terceira manifestação patológica refere-se às ____________, localizada de maneira difusa em todos os andares do bloco A. De acordo com as figuras abaixo, é possível a verificar o aparecimento destas manifestações patológicas, com diferentes dimensões e aspecto, localizadas nas paredes e na viga da estrutura.

Figura 6 - Paredes do bloco A

Figura 7- Detalhe das paredes do bloco A

A partir dessas imagens, você responsável técnico conseguirá realizar o diagnóstico e as tomadas de decisões para as demais etapas.

Você deverá responder as seguintes perguntas ao desenvolver

o laudo técnico

:

1 – Descrição dos danos e localização na estrutura (referenciando a Figura);

2 – Extensão e gravidade dos danos;

3 – Técnicas e regiões de ensaio, medições e análises. Se houver necessidade de realização de ensaios técnicos, se sim, quais são esses ensaios e quais regiões devem ser delimitados;

4- Estabelecer os graus de deterioração da estrutura ou seus elementos;

5 – Indique quais são as medidas necessária para a manutenção e recuperação;

6- Materiais e equipamentos que devem ser utilizados para recuperação.

ETAPA 1

Inicialmente para esta primeira etapa, você como engenheiro (a) deverá realizar

o diagnóstico das três manifestações patológicas

descritas no escopo deste trabalho. Descreva o mais detalhado possível e sempre referenciando as imagens ao longo do texto.

ETAPA 2

Na segunda etapa, você como engenheiro (a) deverá

descrever as etapas necessárias para recuperação das três manifestações patológicas

descritas no escopo deste trabalho. Descreva o mais detalha do possível e sempre referenciando as imagens ao longo do texto.

ETAPA 3

Por último, você como engenheiro (a) deverá descrever

os materiais necessários para recuperação das

três manifestações patológicas

descritas no escopo deste trabalho. Descreva o mais detalhado possível e sempre referenciando as imagens ao longo do texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 1 - ENF - A ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO - 53/2022

ATIVIDADE 1 - NIVELAMENTO DE PORTUGUÊS - 53/2022

PROJETO DE ENSINO - Educação ambiental conceitos e práticas - 53/2022