MAPA - MANUTENÇÃO INDUSTRIAL - 53/2022
MAPA - MANUTENÇÃO INDUSTRIAL - 53/2022
CONTEXTUALIZAÇÃO
A Confederação Nacional da Indústria, conhecida pela sigla CNI, projeta um crescimento de 1,2% para o PIB brasileiro no ano de 2022 e isso faz com que os gestores procurem maximizar a produtividade, reduzir custos e, assim, conquistar melhores resultados. Para que isso ocorra, é necessário melhorar os processos, os equipamentos, o ferramental e também a capacitação das pessoas. E também não podemos esquecer da manutenção, dada a importância deste departamento no sucesso de uma organização.
Sabemos que os desafios são enormes, principalmente no cenário atual de pós-pandemia, com uma grande instabilidade no mercado, além de uma guerra em andamento. Estes fatores geram incerteza e, possivelmente, serão responsáveis por novos desafios, além de exigir novas ações dos gestores, tanto da produção quanto da manutenção.
Como você pode ter observado, a manutenção tem se tornado um departamento essencial dentro da organização e, mais que isso, estratégico para superar os desafios do nosso atual cenário. O termo manutenção não está mais associado à atividade de se corrigir alguma coisa após a constatação deum problema, ou seja, de manter algo, mas sim de garantir o bom desempenho de máquinas, equipamentos e processos com custos adequados e competitivos e, o mais importante, resguardar a vida e a integridade física das pessoas.
Agora que você teve uma visão geral da importância da manutenção industrial, chegou a hora de resolver problemas relacionados ao nosso estudo de caso colocando em prática vários dos conceitos abordados na disciplina. Com esse objetivo, este M.A.P.A. estará dividido em 4 fases. Em cada uma das fases você será estimulado a implementar ferramentas e conceitos trabalhados ao longo da disciplina para gerar soluções que garantam a integridade de ativos e de pessoas, além do bom desempenho dos equipamentos e processos industriais.
Vamos começar?
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FASE 1 - CONCEITO DE OEE
Parabéns! Você conquistou o seu primeiro emprego como profissional em uma renomada empresa que atua na produção e venda de produtosquímicos, um setor considerado em pleno crescimento e com investimentos da ordem de US$ 1,6 bilhão previstos para o período de 2021 e 2024, deacordo com a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química). Além disso, em um evento realizado em dezembro de 2021, o presidente daAbiquim, João Parolin, apontou que o momento é propício para a ampliação da capacidade do setor
.
Devido a essa grande oportunidade de mercado, alinhada à expectativa de crescimento do PIB, o gerente da unidade convoca a equipe para umareunião e mostra para todos o novo planejamento estratégico da empresa, bem como os desafios e quais os resultados são esperados para o período2022 a 2025. O seu setor, responsável pela manutenção da unidade, deverá elaborar um plano de trabalho focado nos cinco princípios a seguir: controlede custos, maximização da produção, otimização da mão de obra, melhoria contínua e maior qualidade dos produtos.
Dessa forma, tem início novas atividades, reuniões e demandas no departamento de manutenção com o objetivo de elaborar e cumprir o novo planosolicitado, que está alinhado ao novo planejamento estratégico da empresa. No dia seguinte você é convocado para uma reunião e o tema principal é abaixa confiabilidade da planta A, que tem gerado um elevado custo de manutenção e tem o pior índice de falhas da unidade, e que contribuidiretamente para a baixa produção. Após a reunião, você solicita os dados de falhas do último mês, e recebe a planilha que segue.
Data
Equipamento
Tipo Falha
Tempo de Parada
Descrição
02/06
BOMB-101
Mecânica
5:00
Quebra do eixo da bomba
03/06
VAL-505
Mecânica
2:00
Vazamento de vapor
06/06
CCM-202
Elétrica
0:45
Curto-circuito em cabo
09/06
RED-050
Mecânica
3:15
Quebra do acoplamento
12/06
CCM-203
Elétrica
0:30
Queima de contator
15/06
HOM-304
Mecânica
3:00
Rompimento de junta
18/06
SEC-600
Mecânica
2:20
Quebra do rolamento
22/06
EXP-603
Instrumentação
1:10
Queima de sensor presença
25/06
FIL-902
Mecânica
1:00
Rompimento da gaxeta
29/06
SUB-01
Elétrica
2:00
Desarme do disjuntor geral
1.a.
Com base nos dados da planilha, você logo lembra do conceito de OEE e pensa: “com esses dados eu consigo calcular a disponibilidade da planta
1
A”. Sabendo que a planta A operou 24 horas durante os 30 dias do mês passado, qual foi a disponibilidade da mesma no último mês? Lembre-se deconverter minutos para horas!
1.b.
O valor da disponibilidade da planta A te chama muito a atenção, pois até o momento ninguém havia calculado esse indicador! Então você decide iralém e vai em busca de mais dados do processo, e descobre que a quantidade total produzida no último mês foi de 1.045.340 litros. Sabendo queatualmente a capacidade da planta A é de 2.000 litros/hora, qual foi a performance desta planta no mês anterior?
1.c.
Você então se lembra que na reunião com a gerência da unidade o tema qualidade foi evidenciado e faz parte do plano solicitado à manutenção.Você sabe que se incluir esse fator, poderá calcular o OEE da planta A. Logo, não perde tempo e solicita ao laboratório a quantidade de produto que foireprovada no último mês. Ao receber a informação, constata que este valor foi de 102.000 litros. Qual foi o índice de qualidade da planta A no mêspassado?
1.d.
Com base nas informações anteriores, qual foi o OEE da planta A no mês anterior? Monte a representação gráfica do OEE, você precisará dela paraa próxima reunião.
1.e.
Sabendo que o padrão global considera um OEE maior que 85% (90% de disponibilidade, 95% de performance e 99% de qualidade), utilizando oconceito de tempo de ciclo (TCM), qual seria a nova capacidade nominal da planta A (em litros/hora) para que a sua performance saia de 90,0% e atinjao valor de 95,0%, considerando 648 horas de operação (disponibilidade de 90%) e uma produção desejada de 1.500.000 litros?
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1 – Disponível em: https://www.quimica.com.br/industria-quimica-oportunidade-para-atrair-investimentos-ao-setor/. Acesso em 29 de maio de 2022 às21:50.
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FASE 2 - PRIORIDADE x CRITICIDADE
Muito bom, você está indo bem no seu trabalho, aplicou o conceito de OEE na prática e fez grandes descobertas relacionadas com as oportunidades demelhoria. Você decide, então, dar mais um passo adiante e se aproximar mais da manutenção, afinal, você já sabe que a disponibilidade da planta A estábaixa, e a causa principal é a grande quantidade de falhas nos equipamentos. Você convoca uma reunião com a equipe de manutenção e apresenta osresultados que obteve, além do OEE da planta, e todos concordam que existem grandes oportunidades de melhoria. Duas semanas depois e você jáobserva que o departamento de manutenção está trabalhando de maneira mais organizada, e não mais no formato “apaga incêndio”. Com as mudançasque têm sido implementadas, você verifica que algumas pessoas estão confusas em relação a priorização de tarefas que são provenientes do dia a diada manutenção, ou seja, as demandas corretivas. Você não pensa duas vezes e decide logo intervir!
Com o objetivo de organizar as demandas de manutenção corretiva, você seleciona uma amostra de solicitações de serviço recebidas pela manutençãoe decide fazer uma análise para concluir qual ferramenta poderá ser utilizada. A primeira coisa que faz é organizar as informações em uma tabela:
Data
N° SS
Equipamento
Descrição
Solicitante
08/07/22
638/22
Bomba
BOMB-305
A bomba está com vazamento de produto químico no selo mecânico, com impacto na segurança daspessoas. O processo continua em operação normal, porém o vazamento piora a cada dia e se nada forfeito a planta irá parar em no máximo 24 horas por impactar na segurança.
Paulo
08/07/22
639/22
Filtro
FIL-900
O filtro está com problema na vedação, que piora a cada dia. A cada duas horas o operador precisa reduzira produção para limpar o produto que vaza.
Pedro
09/07/22
640/22
HomogeneizadorHOM-302
O homogeneizador está com problema no painel elétrico, apresenta intermitência na operação, o que temgerado uma redução de produção da ordem de 30%. A não solução do problema pode trazer maioresproblemas a médio prazo.
José
09/07/22
641/22
Bomba
BOMB-400
O motor da bomba está com vibração. Na última hora o nível de vibração aumentou e foi necessárioreduzir a capacidade de operação do equipamento. A tendência é de que o problema se agravará e médioprazo se nada for feito.
Sílvio
10/07/22
642/22
Trocador de calor
TROC-205
O trocador de calor está com baixa eficiência, deve estar entupido. Processo opera com capacidadereduzida, porém o operador disse que já está trabalhando dessa forma há mais de 3 meses.
Thiago
11/07/22
643/22
Válvula
VAL-250
A válvula de saída da bomba está com pequeno vazamento de água.
José
11/07/22
644/22
Compressor
COMP-01
Uma das correias do compressor está danificada e ele pode parar nas próximas semanas. O compressorreserva não está disponível, está em manutenção. Há risco de parar toda a planta.
Carlos
12/07/22
645/22
Válvula manualde controle devapor
VAL-105
A válvula está com vazamento na junta. Estamos verificando que o vazamento aumenta a cada dia,podendo danificar os flanges, condenando a válvula.
Celso
Ao observar os dados preenchidos na tabela, com uma análise prévia, você acredita que a ferramenta conhecida como matriz GUT, que analisa aGravidade, a Urgência e a Tendência de cada solicitação recebida pelo departamento de manutenção, possa ser adequada e uma boa opção para odepartamento de manutenção utilizar no dia a dia.
2.a.
Utilize os critérios a seguir e preencha a nova tabela com a sua análise, explicando qual seria a ordem de atendimentos às demandas recebidas pelamanutenção, iniciando pelos serviços com a maior nota GUT. Esta ferramenta é uma boa opção para a organização das solicitações de manutençãocorretiva? Vale a pena implementá-la?
Parâmetro
Peso
Critério
Gravidade
5
Se o serviço não for realizado, o processo será interrompido drasticamente e/ou ocorrerá comprometimento da segurança
3
Quando a produção não for interrompida, porém será reduzida
1
O equipamento está envolvido no processo produtivo, mas tem pouca influência na produção do setor
Urgência
5
O equipamento está parado ou em condição que implique em uma ação corretiva imediata
3
O equipamento está operando com deficiência, impedindo o desempenho de uma função importante. O problema está reduzindo aprodução e/ou qualidade do produto
1
É uma ação de manutenção preventiva no equipamento. É uma nova instalação não existente
Tendência
5
A não solução do problema trará consequências graves para o processo atual
ou seguinte em curto prazo.
3
A não solução do problema trará maiores consequências para o processo seguinte a médio ou longo prazo.
1
A não solução do problema não mudará com o tempo, o equipamento está em
condição estável
Tabela a ser preenchida utilizando-se a equação GUT = (G + U) x T:
Equipamento
N° SS
Descrição
G
U
T
GUT
Ordem
Bomba BOMB-305
638/22
A bomba está com vazamento de produto químico no selo mecânico, com impacto na segurança daspessoas. O processo continua em operação normal, porém o vazamento piora a cada dia e se nada for feitoa planta irá parar em no máximo 24 horas por impactar na segurança.
Filtro FIL-900
639/22
O filtro está com problema na vedação, que piora a cada dia. A cada duas horas o operador precisa reduzira produção para limpar o produto que vaza.
HomogeneizadorHOM-302
640/22
O homogeneizador está com problema no painel elétrico, apresenta intermitência na operação, o que temgerado uma redução de produção da ordem de 30%. A não solução do problema pode trazer maioresproblemas a médio prazo.
Bomba BOMB-400
641/22
O motor da bomba está com vibração. Na última hora o nível de vibração aumentou e foi necessário reduzira capacidade de operação do equipamento. A tendência é de que o problema se agravará e médio prazo senada for feito.
Trocador de calorTROC-205
642/22
O trocador de calor está com baixa eficiência, deve estar entupido. Processo opera com capacidadereduzida, porém o operador disse que já está trabalhando dessa forma há mais de 3 meses.
Válvula VAL-250
643/22
A válvula de saída da bomba está com pequeno vazamento de água.
CompressorCOMP-01
644/22
Uma das correias do compressor está danificada e ele pode parar nas próximas semanas. O compressorreserva não está disponível, está em manutenção. Há risco de parar toda a planta.
Válvula manual decontrole de vaporVAL-105
645/22
A válvula está com vazamento na junta. Estamos verificando que o vazamento aumenta a cada dia, podendodanificar os flanges, condenando a válvula.
Com as novas ferramentas de trabalho aplicadas à manutenção, se observa um melhor entrosamento das pessoas com a demanda de trabalho, bemcomo melhores resultados. Você então decide fazer um comparativo. A tabela a seguir traz um comparativo com base nas duas últimas semanas detrabalho:
Semana
Quantidade de Ocorrências
Tempo Total
Horas Trabalhadas
19
12
45:00
135:00
20
9
33:00
147:00
Observação:
- Quantidade de ocorrências: número de intervenções corretivas realizadas durante a semana
- Tempo Total: quantidade de horas de intervenção corretiva acumulada na semana
- Horas Trabalhadas: quantidade de horas de trabalho da planta A na semana
2.b.
Com base nas informações da tabela acima, calcule os indicadores TMEF (Tempo Médio Entre Falhas), TMPR (Tempo Médio Para Reparo) e a TAXADE FALHAS de cada semana.
As coisas estão melhorando, e as pessoas estão se dando conta do quanto é importante organizar as demandas de manutenção corretiva, para quetenham mais tempo disponível para as manutenções preventivas. E agora este é o seu novo foco: organizar a manutenção preventiva. Mas por ondecomeçar? Que tal ensinar para as pessoas da manutenção o conceito de criticidade, e desenvolver nelas as habilidades necessárias para que possamrealizar a análise de criticidade de todos os equipamentos da planta e, com isso, melhorar o plano de manutenção.
2.c.
Você então seleciona 5 equipamentos com suas respectivas informações (conseguidas a parir de entrevistas com pessoas da operação e damanutenção). Estes são os equipamentos selecionados:
Equipamento 1 – Compressor de ar:
Este equipamento é solicitado de 8 a 10 h/dia. O seu histórico mostra em média 10 falhas por mês, cujo impactoextrapola o equipamento, ou seja, gera parada do processo produtivo por falta de ar comprimido para os equipamentos, que possuem muitosacionamentos pneumáticos. O tempo médio de reparo é de 2 a 4 horas, com custo das falhas relativamente alto (por parar o processo fabrilconstantemente acima de 3 horas), e o equipamento não afeta meio ambiente e qualidade.
Equipamento 2 – Válvula de controle de vapor:
Este equipamento é solicitado 24 h/dia. O seu histórico mostra em média 1 falha por ano (geralmentedevido à vazamento de vapor nas vedações), porém com parada de todo o processo. O tempo de reparo é de 2 a 3 horas, com custo menor queR$800,00 e o equipamento não afeta segurança, meio ambiente e qualidade.
Equipamento 3 – Filtro:
Este equipamento é solicitado 16 h/dia. O seu histórico mostra em média 3 falhas por ano, cujo impacto pode gerar paradas deaté 1,5 hora no processo, devido a redundância de equipamentos. O tempo médio de reparo é de 2,5 hora, com custo menor que R$2.000,00 e oequipamento não afeta segurança e qualidade. Porém, tem impacto moderado em relação ao meio ambiente, podendo chegar a reclamações internas.
Equipamento 4 – Bomba do processo:
Este equipamento é solicitado 24 h/dia. O seu histórico mostra em média 2 falhas por semestre, cujo impactointerfere em parte do processo, gerando paradas maiores que 2 horas. O tempo de reparo é de 2 a 3 horas, com custo médio de R$1.500,00 e oequipamento não afeta qualidade nem o meio ambiente.
Equipamento 5 – Trocador de calor:
Este equipamento é solicitado 12 h/dia. O seu histórico mostra em média 2 falhas por ano, cujo impacto interfereem parte do processo. O tempo de reparo é menor que 2 horas, com custo abaixo de R$1.000,00. O equipamento não afeta segurança e meio ambiente,porém afeta gravemente a qualidade do produto, gerando reclamações internas.
Utilize o algoritmo a seguir e classifique a criticidade destes equipamentos em A, B e C.
FASE 3 - PLANO DE MANUTENÇÃO
Você está fazendo um excelente trabalho, ajudando na condução do processo de manutenção com muito esmero! E todos percebem que os resultadosestão melhorando. Mas algo te incomoda: como maximizar a produção com tantas quebras que ainda continuam acontecendo, mesmo com as melhorasjá observadas? Então você decide selecionar uma bomba centrífuga, já que a planta A possui vários destes equipamentos.
Você busca o manual do equipamento e, depois de muito estudo, chega nas seguintes tarefas de manutenção preventiva para a bomba BOMB-380:
Mensalmente (1 mecânico – 2 horas de serviço: 2 Hh):
- Verificar o funcionamento do equipamento (limpeza, ausência de vazamentos e de ruídos anormais) – M
- Com um aparelho adequado, fazer a coleta de vibração – M
Trimestralmente (1 mecânico – 4 horas de serviço: 4 Hh):
- Verificar o funcionamento do equipamento (limpeza, ausência de vazamentos e de ruídos anormais) – M
- Com um aparelho adequado, fazer a coleta de vibração – M
- Verificar o nível de óleo e completar, se necessário – T
- Verificar a fixação da bomba e do motor na base – T
Semestralmente (2 mecânicos – 8 horas de serviço: 16 Hh):
- Verificar o funcionamento do equipamento (limpeza, ausência de vazamentos e de ruídos anormais) – M
- Com um aparelho adequado, fazer a coleta de vibração – M
- Verificar o nível de óleo e completar, se necessário – T
- Verificar a fixação da bomba e do motor na base – T
- Desmontar a bomba e verificar: rolamentos, eixo, voluta, rotor, selo mecânico, possíveis folgas no equipamento – S
- Verificar o acoplamento e substituir o elemento elástico, se necessários – S
- Coletar amostra de óleo e enviar para análise – S
3.a.
Avaliando a disposição das tarefas, como você classifica o plano da bomba BOMB-380, ou seja, na modalidade com hierarquia ou sem hierarquia, epor quê?
3.b.
Sabendo-se que a planta A possui 10 bombas deste modelo, você precisa criar um mapa único de manutenção preventiva de 52 semanas (52C1)para os 10 equipamentos, considerando plano com hierarquia. Vamos lá, encarar mais esse desafio? Ah, um detalhe, por questões orçamentárias, asmanutenções semestrais precisam ser “diluídas” ao longo do ano. Lembre-se do controle de custos da reunião inicial.
3c.
Com base no seu mapa de 52 semanas (52C1), qual a carga horária (Hh) comprometida para manutenção preventiva das 10 bombas da planta Adurante o ano?
3.d.
É importante que as pessoas comecem a entender que só a existência de um mapa de manutenção (52C1) não é suficiente para garantir o sucessoda manutenção. Para que ocorra a mudança de cultura, é necessário mudar o comportamento das pessoas, estabelecendo processos de trabalho. Assim,apresente um fluxo de trabalho para a manutenção preventiva, com as etapas deste processo (criação do plano, geração de ordem de serviço,programação da ordem de serviço, execução da ordem de serviço, encerramento da ordem de serviço, etc.).
FASE 4 - FATOR HUMANO NA MANUTENÇÃO
Após passar algumas semanas entrevistando pessoas, analisando documentos, acompanhando atividades, realizando medições de tempo e avaliandoprocedimentos, você chega à conclusão de que a empresa possui vários pontos de melhoria na área da manutenção e decide que também é precisotrabalhar com o fator humano, ou seja, a equipe de manutenção. É preciso organizar as atividades para garantir que as manutenções ocorram demaneira estruturada e planejada, ou seja, é preciso começar a trabalhar para sair da condição de “apagar incêndio” a todo momento. Com base naliteratura e nas boas práticas de manutenção, você prepara uma relação de 15 tarefas que devem ser realizadas pelo time de manutenção:
1. Buscar a conversão de pelo menos 85% das horas trabalhadas em valor agregado, aumentando a taxa de utilização das equipes de manutenção;
2. Realizar diariamente a alocação dos recursos de manutenção;
3. Sempre que algum evento inesperado for identificado, abrir uma solicitação de serviço no sistema informatizado de gestão da manutenção;
4. Providenciar recursos especiais para a manutenção (peças, consumíveis e ferramentas especiais);
5. Implementar ações para reduzir o custo e melhorar os indicadores da manutenção;
6. Executar as atividades de manutenção com segurança e seguindo boas práticas;
7. Acompanhar a execução e validar o serviço executado;
8. Buscar e implementar novas tecnologias que melhoram o desempenho dos equipamentos;
9. Criar um plano de manutenção preventiva/preditiva;
10. Realizar reuniões semanais de programação de serviços com a área de produção;
11. Acompanhar os serviços de manutenção e dar suporte técnico aos manutentores;
12. Manter os indicadores de manutenção atualizados e disponíveis, principalmente o indicador que mostra o percentual de cumprimento do plano demanutenção;
13. Conhecer os equipamentos e saber onde encontrar os manuais técnicos; operação
14. Distribuir diariamente as ordens de serviço para os manutentores;
15. Buscar a causa raiz das falhas e propor ações para mitigar novas ocorrências.
4.a.
Utilizando o modelo de tabela abaixo, classifique as 15 tarefas acima de acordo com o fundamento principal por trás de cada uma delas, ou seja,GESTÃO ou OPERAÇÃO. Lembrando que tarefas classificadas como gestão tem por objetivo o atingimento de metas, bem como a melhoria dosindicadores, ao passo que as tarefas classificadas como operação referem-se às atividades operacionais, ou seja, aquelas do dia a dia da manutenção.
Classe
Tarefa
Operação
Gestão
4.b.
Agora o seu trabalho é associar as 15 tarefas acima, distribuindo-as para a equipe de manutenção abaixo, de acordo com seus papéis eresponsabilidades, com o objetivo de organizar o departamento de manutenção da empresa para garantir que as manutenções planejadas ocorram, jáque esse é o caminho para reduzir as ocorrências corretivas e voltar a atender os clientes no prazo:
Encarregado de produção:
Planejador de manutenção:
Programador de manutenção:
Mecânico/Eletricista:
Encarregado de manutenção:
Engenheiro de manutenção:
Gerente de manutenção:
4.c.
Avaliando os números de produtividade da manutenção no dia a dia, você chegou aos valores mostrados na figura a seguir:
Levando-se em consideração que a meta global de VA (valor agregado) é de 85%, quais as cinco ações prioritárias que você elencaria para reduzir em20% as causas de NVA (não valor agregado) 1, 2, 3 e 5; e 30% para a causa número 4; sendo uma ação para cada causa de NVA mostrada na figuraacima? Nessas condições, qual seria o valor final do VA (valor agregado) após a implementação das ações?
4.d.
Explorando melhor o assunto valor agregado (VA) da manutenção, você pega a planilha de apontamentos de um dos mecânicos e identifica osseguintes itens:
- Participação no diálogo diário de segurança;
- Pegando material no almoxarifado;
- Aguardando o encarregado;
- Deslocamento ao local de trabalho pela segunda vez, devido à falta de ferramenta;
- Fazendo o preenchimento da ordem de serviço;
- Realizando a liberação do equipamento, junto com o técnico de segurança;
- Aguardando material no almoxarifado;
- Fazendo a entrega técnica do serviço junto ao encarregado do setor;
- Ociosidade durante a realização do trabalho.
Da relação recebida, quais as 5 atividades que você considera como de valor agregado (VA) para a manutenção?
BOM TRABALHO!
ALTERNATIVAS
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