MAPA - BEDU - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL
Como futuro(a) professor(a) de Educação Física e treinador(a) esportivo(a), conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados as modalidades esportivas é essencial para que você possa acumular experiências autênticas, possibilitando então que esses conhecimentos sejam posteriormente transferidos aos alunos durante as aulas de Educação Física e sessões de treinamento. Essas vivências permitem que o processo de ensino-aprendizagem e treinamento ocorra de maneira satisfatória. Garganta (1998) defende que esse processo deve envolver situações em que o praticante vivencie não somente a relação com a bola, mas também a estruturação do espaço de jogo e a comunicação com os companheiros de equipe. Essas vivências devem acontecer desde os momentos iniciais da prática (fase anárquica) até o mais elevado nível de jogo (fase de elaboração) durante o processo de formação esportiva.
O ensino dos jogos desportivos.
Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1998.
Com base no texto, para a proposta da Atividade Mapa, você deverá planejar
UMA
atividade (
baseada na Fase: Elaboração e no
Indicador: Relação com a Bola)
e gravar um vídeo
explicando e executando aatividade proposta por você.
Essa atividade deverá respeitar a estrutura:
I) objetivo;
II) Material;
III) Organização do espaço e da turma;
IV) Desenvolvimento;
V) Variações;
Acesse as páginas 98 e 99 da Unidade III do livro da disciplina para verificar exemplos.
Você pode realizar a atividade de forma individual (sozinho) ou com o auxílio de no máximo mais três pessoas adultas (crianças não são permitidas).
Siga os passos abaixo para melhor entendimento:
1.
Acesse a página 91 do livro da disciplina e leia as informações relacionadas à
Fase de Elaboração
e sobreo
Indicador: Relação com a Bola.
É necessário entender o conceito de cada um para elaborar sua atividade.
2.
Use sua criatividade para elaborar uma atividade que seja baseada na
Fase de elaboração e na Relação com a bola
.
3.
Grave um vídeo (máximo 3 minutos) explicando e realizando a atividade proposta. Sua explicação deveconter:
a)
O objetivo da atividade;
b
) Materiais utilizados;
c
) Como se dá a organização do espaço e da turma de alunos/atletas;
d
) Desenvolvimento (como a atividade é realizada);
e
) Variações (citar uma variação da atividade - ou seja, uma outra forma de realizá-la).
4.
Após a apresentação e explicação da atividade, você deverá DEMONSTRAR como a atividade deve serrealizada. Ou seja, você deverá realizá-la. Você pode realizar a atividade de forma individual (sozinho) oucom o
auxílio de no máximo mais três pessoas adultas (crianças não são permitidas).
5
. Seu vídeo deve contar no
máximo 3 minutos.
Inicie seu vídeo mencionando seu
Nome completo e RA
Comentários
Postar um comentário