PROJETO DE ENSINO - Sociólogas: mulheres, trajetórias e a conformação do conhecimento no campoda Sociologia - 53/2022


 Quando pesquisamos por autores clássicos de diversas áreas do conhecimento, é recorrente nos depararmos com listagens que apontam nomes de homens, como Platão, Sócrates e Aristóteles na Filosofia ou Auguste Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber na Sociologia. Tal situação decorre, em grande medida, da maneira como construiu-se o contexto social em que caberia aos homens tanto os estudos quanto a fala pública, mas nem sempre somente eles ecoaram vozes e produziram teorias e modelos explicativos, como destacado na vídeo aula desse projeto de ensino.

Diante do exposto e da indicação de leitura complementar sobre Mary Wollstonecraft (D’ÁNGELO, 2017),analise as afirmações a seguir:

I – Foi autora de registros históricos importantes no contexto da Revolução Francesa, tendo escritos comentários políticos em resposta a outros, de homens.

II – Foi contemporânea de outras autoras como Simone de Beauvoir, com quem dialogou sobre pensamentos contrários à opressão estrutural das mulheres.

III – Rompeu paradigmas da época ao escrever “Reivindicação dos direitos da mulher” como denúncia da exclusão das mulheres com relação a direitos básicos.

IV – Dentre outras ideias, argumentou acerca da importância do voto feminino e da paridade de bens no casamento e da tutoria dos filhos.

Com relação a Mary Wollstonecraft, é correto o que se afirma apenas em:

ALTERNATIVAS

I e II.

I, III e IV.

II, III e IV.

III e IV.

II e IV.

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