MAPA - BEDU - CAPOEIRA - 53/2022

A capoeira para o público infantil é uma excelente ferramenta para desenvolver o aspecto psicomotor, cognitivo e social. Diante disso, a sessão de treinamento deve ter uma característica lúdica, onde a criança possa desenvolver as técnicas de acordo com sua fase do desenvolvimento motor, estimule a imaginação e interaja com os demais colegas. Para isso, uma sessão é composta basicamente por três etapas, sendo eles ,parte inicial, desenvolvimento e parte final. Na parte inicial, contém ações como saudação, juramento, apresentação dos objetivos, alongamento e aquecimento. No desenvolvimento, contempla atividades como treinamento das técnicas, defesa, ataque, contra-ataque e roda de capoeira e na parte final, pode haver um relaxamento, recados e feedback do aproveitamento da aula. Como se trata de crianças, a introdução de brincadeiras que estimule o objetivo principal da sessão é fundamental. Nessa atividade MAPA você deverá: 1 - Elaborar uma sessão de treinamento para crianças de 11 a 14 anos, todos iniciantes na capoeira, como propósito de melhorar o desenvolvimento motor, desenvolver o aspecto cognitivo, social e aprender a movimentação básica. Para isso, você deverá escolher DOIS dos movimentos apresentados: Meia Lua de Frente, Queixada, Armada, Meia Lua de Compo passo, Martelo, Chapa, Benção, Ponteira. Lembre-se: a sua sessão de treino deve ser baseada no movimento escolhido. Essa sessão de treinamento deve conter basicamente as seguintes informações: 1 - Dados da turma que a sessão será aplicada: local e horário de realização, quantidade de participantes; 2- Objetivo da sessão de treinamento; 3- Parte inicial: Apresentar como iniciará a sessão descrevendo as atividades que serão realizadas ( exemplo: alongamento, aquecimento com atividades lúdicas); 4- Parte principal*: apresentar e explicar quais atividades serão trabalhadas, com as técnicas e o método de ensino de acordo com o objetivo proposto. Lembre-se de utilizar de atividades para iniciante da capoeira de11 a 14 anos, evitando apenas a repetição de movimentos. 5- Parte final: apresentar as atividades que serão realizada no final da sessão (exemplo: volta a calma, conversa em grupo, alongamento); 6- Avaliação: apresentar como será avaliado o desenvolvimento dos participantes durante a sessão de treinamento; 7-Recursos utilizados: Apresentar os recursos (materiais) a serem utilizados na sessão. * A parte principal deve ter no mínimo 4 exercícios , 2 de cada movimento escolhido, que desenvolvam o objetivo proposto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 1 - NIVELAMENTO DE PORTUGUÊS - 53/2022

ATIVIDADE 1 - ENF - A ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO - 53/2022

MAPA - BEDU - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL